BíbliaTodos

PARTE 1 – Como vencer o gigante de papel? (Problemas e soluções na leitura da bíblia)

Pegue a sua Bíblia, agora folheie do início ao fim, observe o tamanho das letras e da sua bíblia como um todo. Geralmente são mais de 1000 páginas com fontes minúsculas que em seu todo formam um verdadeiro gigante de papel. E que assusta a todo aquele que se dispõe a encará-lo.

O título deste texto não se refere a como vencer a Bíblia, mas sim como superar algumas das dificuldades que encontramos ao lê-la. As pessoas analfabetas sempre ouvem da importância de ler, escrever e de assinar seu próprio nome. Mas o que elas não sabem é justamente como se faz isso, como juntar uma letrinha com a outra para formar uma palavra, que sentido tem aquela palavra etc. E algo semelhante acontece com os cristãos. A maioria dos cristãos sabe que deve ler a Bíblia – somos constantemente bombardeados com essa informação nos cultos e EBD, sabe também porque deve lê-la – Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. (2 Timóteo 3:16), mas na maioria das vezes o que não sabe é COMO LER A BÍBLIA.

Começamos com muito entusiasmo para ler a Bíblia, mas logo nos deparamos com obstáculos que nos levam ao desanimo e por fim a desistência de uma leitura contínua e diária da Palavra de Deus. O nosso alimento espiritual é deixado e nos transformamos em cristãos raquíticos, quando poderíamos ter tomado atitudes simples e práticas que resolveriam a questão. Quando eu me dispus a ler a Bíblia passei por pelo menos 3 problemas, mas o Senhor me deu a solução para cada um deles. E é isso que quero compartilhar com você hoje!

  • PROBLEMA Nº1: Por onde que eu começo???

 Geralmente a gente começa pelo princípio, certo? Gênesis então? Errado!

Na verdade, não é necessariamente errado, é muito bom conhecermos a origem de tudo, como tudo aqui na Terra foi criado, como nós fomos criados. Entretanto, é quando estamos em Êxodo que os problemas começam a aparecer, passamos pelas pragas, Mar Vermelho e os 10 mandamentos muito bem, porém quando chegamos à descrição minuciosa do tabernáculo a leitura se torna mais difícil e o ritmo começa a diminuir, e muitos a encaram como chata ou maçante. Aqueles que são muito disciplinados conseguem chegar ao livro de Levítico, mas logo travam devido à quantidade de leis e suas diretrizes e as descrições das funções da tribo de Levi que vão do início ao final do livro. Se alguém chegar a Números se sente logo barrado e desanimado pelas várias enumerações devido ao censo do povo de Israel. O que fazer então?

Banner central ATUALIZAÇÕES (está gostando do post)

 

SOLUÇÃO

Comece pelo Novo Testamento!

Principalmente pelos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), pois é neles que encontramos a trajetória de Jesus, sua vida e ensinamentos, a base da vida cristã. Pode ser que você ache que os três evangelhos inicias sejam muito semelhantes entre si e que não seria necessário ler os três e pule logo de Mateus para João. Mas não é bem assim, “semelhante” não é o mesmo que “igual”, esses evangelhos são como três ângulos diferentes do mesmo fato. Por exemplo, imagine-se em uma sala, no centro dessa sala tem uma pessoa de pé, você está de frente para ela, um amigo seu está ao lado dela e outro amigo atrás; você poderá descrever como é a parte frontal dessa pessoa que está no centro da sala, seu amigo (do lado) poderá descrever muito bem o perfil dessa pessoa, enquanto o outro amigo que está atrás poderá dizer com clareza as costas. A mesma cena vista de ângulos diferentes. Mateus era judeu e escreveu para judeus, Marcos era judeu e escreveu para gentios, tanto Mateus como Marcos (e João) andaram com Jesus, já Lucas era gentio e escreveu para gentios, embora não tenha andado com Jesus ele pesquisou apuradamente a vida dele. Os evangelhos são complementares e nos fornecem uma visão mais clara do todo. Depois de ler todo o Novo Testamento aí sim vá para o Antigo Testamento, você já estará mais maduro espiritualmente, com muito mais conhecimento e se tornará bem mais fácil a leitura.

Bom, para evitar que esse post ficasse muito grande, ele foi divido em três partes. A primeira você acaba de ler e as outras duas postarei ao longo da semana. Mas enquanto você aguarda compartilhe com a gente alguma dificuldade que tenha encontrado na leitura bíblica! Isso pode ajudar outras pessoas. ; )

Por Valéria Andrade

A PARTE 2 JÁ ESTÁ PRONTA, LEIA CLICANDO AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.