PARTE 2 – Como vencer o gigante de papel? (Problemas e soluções na leitura da bíblia)
Olá!
Aqui estamos de volta para continuar com o artigo de como superar dificuldades na leitura da bíblia. No post anterior falamos do problema de não saber ao certo por onde começar a leitura e sugerimos uma solução simples e eficaz. Caso não tenha lido clique aqui e dê uma lida.
Vamos agora para o próximo problema e suas possíveis soluções.
- PROBLEMA Nº2: Leio, leio, leio e não entendo nada!
Pode ser um problema de Linguagem…
Boa parte de nós utiliza umas das versões de João Ferreira de Almeida, escritas há muito tempo atrás, com uma linguagem bem formal. Essa tradução é considerada um marco na história da Bíblia em Português, entretanto, acontece que a linguagem, as palavras, termos utilizados se tornaram distantes dos que utilizamos atualmente, alguns não são nem conhecidos, principalmente pelos jovens. A leitura fica muito atravancada, às vezes eu chegava a ler 4, 5 vezes o mesmo versículo para tentar entendê-lo ou então tinha que parar toda hora para olhar o dicionário. Isso provavelmente não irá lhe impedir de ler (li todo o Novo Testamento nessa versão), mas com certeza vai causar irritação, além de você levar um tempo maior na leitura.
… ou um problema de Interpretação!
Pode ser que você lide muito bem com essa versão e não tenha nenhum tipo de problemas com a linguagem, mas mesmo assim leia, leia e tenha dificuldades para entender o que está sendo exposto no texto. Pode ser um problema de interpretação textual ou lhe falta conhecimento a respeito do contexto.
SOLUÇÕES
Utilize uma versão em linguagem atual…
A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000), NTLH, é uma ótima saída para adolescentes e novos convertidos, pois possui uma linguagem mais simples e coloquial. Para jovens, adultos ou até mesmo adolescentes que já tenham algum tempo de vida cristã a Nova Versão Internacional (2001), NVI, é muito adequada por possuir uma linguagem clara e um estilo muito agradável ao se ler e falar.
… pesquise…
A internet está aí! E há um amplo conteúdo cristão disponível. Basta disposição, discernimento e um pouco de paciência para se encontrar o que deseja. Esse foi um meio que me auxiliou muito, além de poder trocar ideias com teólogos e curiosos de todo o globo através de blogs e redes sociais. Além disso, existem diversos livros e revistas de qualidade de base cristã disponíveis no Brasil, tanto para quem está iniciando a caminhada cristã quanto para aqueles que já estão nela há um tempo, e muitos desses livros e revistas têm um preço bem acessível.
… converse com seu mentor!
Não necessariamente precisa ser um “mentor oficial” estipulado pela sua igreja, até mesmo porque boa parte das igrejas não trabalha nesse sistema, mas um cristão mais maduro, que você gosta de conversar, trocar ideias… Exponha sua dificuldade, suas dúvidas e peça para que lhe ajude a compreender melhor a Palavra de Deus e seu contexto. Um mentor pode lhe auxiliar até mesmo em relação as suas pesquisas, pois nem tudo que se lê na internet (ou até mesmo em livros e revistas) dá para confiar. Certa vez li a seguinte frase de autoria de Viv Thomas: “Um mentor bom e capaz vale por cem consultores e mil seminários”. É muito bom ter alguém que lhe guie e ajude a superar suas dificuldades, um mentor tem muito valor na caminhada cristã.
E você, qual a sua dificuldade na leitura da bíblia? Deus lhe orientou m como resolver o problema?
Compartilhe com a gente. Deixe seu comentário.