Todosvida

Por que não temos as nossas orações atendidas?

                                    

 Esta uma pergunta bem interessante, visto que na nossa vida sempre estamos pedindo a Deus algo, seja na área profissional, financeira, emocional, espiritual e por aí vai. Em muitos momentos Deus nos responde e atende aquele pedido que fazemos a Ele com tanta fé e em muitos casos achamos que nossa oração nem é ouvida. Aqui postaremos 6 motivos que nos farão entender o porquê de nossas orações não serem atendidas.

1° – Existe uma batalha espiritual nos ares que não conseguimos ver.

No livro do profeta Daniel, capítulo 10 a partir do versículo 12 vai nos mostrar o anjo mensageiro de Deus (Gabriel) foi segurado durante 21 dias pelo príncipe da Pérsia. O príncipe da Pérsia não se tratava de uma pessoa física e sim de uma hoste maligna que pairava sobre os ares daquele país. Somente depois da ajuda de Miguel, o anjo que trazia a mensagem para Daniel conseguiu ser liberto.

“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Porém Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” Daniel 10:13

Infelizmente, muitas vezes não compreendemos que no mundo espiritual existe uma batalha e que muitas vezes nossas orações não são atendidas por esse motivo. Por isso, o Apóstolo Paulo nos aconselha a viver em constante oração (I Tessalonicenses 5:17).

2° – Não sabemos como orar.

Em Mateus capítulo 6 a partir do versículo 5, Jesus nos ensina a orar.

“- E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé  nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.  Mas, ao orar, entre no seu quarto  e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa. E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos. Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.” Mateus 6:58

Jesus nos dá as dicas de como devemos orar, só que passamos batido nessa parte e repetimos as orações, pedimos aquilo que aos olhos de Deus não precisamos, oramos para que as pessoas notem a nossa oração, fazemos tudo ao contrário do que Jesus nos ensinou.

Se novos esforçarmos a fazer tudo conforme Jesus falou e orarmos como Ele ensinou (Mateus 6:9-13) certamente nossas orações serão atendidas.

3° – Pedimos mal.

Lucas, capítulo 11 verso 9 diz: “- Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.  Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta.” Lucas 11:910

Quantas vezes pedimos a Deus para se livrar de quem nos fez algum mal? Quantas vezes pedimos a Deus para ganhar na mega sena? Quantas vezes pedimos coisas fúteis a Deus? Inúmeras vezes seria a resposta para essas perguntas. Compreendemos que devemos pedir coisas boas a Deus, mas pedimos mal e tem horas que pedimos muito mal. Pedimos tanto bênçãos a Deus, só que não entendemos que as bênçãos são consequências de uma vida de obediência e oração. Em Mateus 6:33, Jesus diz que devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça que as demais coisas nos serão acrescentadas. Se focarmos em pedir que Deus nos use para levar sua Palavra as pessoas perdidas, se focarmos em pedir a presença de Deus ao invés de bens materiais, veremos grandes coisas em nossas vidas e as bênçãos serão o resultado da nossa vida de oração. Devemos deixar que Ele cresça (João 3:30) para que tudo nos corra bem, porque a presença dEle é melhor que bens, é melhor que posses, é melhor que qualquer outra coisa.

4ª – Não estarmos ligados verdadeiramente a Videira: Cristo

Jesus disse que ele era a videira e nós os ramos. Ele deixa claro em João 15 que os ramos que não dessem frutos Deus o pai, que é o agricultor na analogia, os cortaria, mas o que dão frutos ele os podaria para que deem mais frutos ainda. Jesus declara que ninguém pode dá fruto se não permanecer nele, pois sem ele nada podemos fazer.

No decorrer do ensino ele afirma que se permanecermos nele e em sua palavra, pediríamos o que quisermos e nos seria concedido:  “Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15.7). Assim, cremos que este também pode ser um dos motivos pelo qual nossas orações não são atendidas. Precisamos permanecer em Cristo e em sua palavra, precisamos praticar seu ensino e fazer sua vontade. Precisamos deixar que as nossas orações e pedidos sejam fundamentados em seus preceitos.

5ª – Porque não tratamos nossos cônjuges com a devida honra

Talvez para muitas pessoas este ponto possa parecer radical e subjetivo. É evidente que sentir-se honrado pode em muitos pormenores ser diferente para cada pessoa, podemos nos sentir mais ou menos honrados por questões diferentes, o que é muito importante para uma pessoa pode não ser para outra. Mas o texto da carta de Pedro é claro em dizer que por não honrar suas mulheres alguns cristãos têm suas orações impedidas:

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas suas orações” ( 1 Pedro 3.7)

Evidente que precisamos de um parâmetro comum para definir a essência do que é honra aqui, não podemos ficar refém de nossa subjetividade. Precisamos ter o ensino de Cristo como referência, como o padrão. Devemos aprender tudo que Jesus ensinou sobre casamento e como tratar nossos cônjuges afim de honra-lo e consequentemente a nossos amados.

Todavia, é imprescindível que nos atentemos para a recomendação do apóstolo Pedro, pois que maltratemos nossos cônjuges e depois esperássemos o bem da parte de Deus.

6 ª – Porque guardamos iniquidade no coração

Sabemos, pelo que diz as escrituras, que aquele que confessa os seus pecados e deixa alcança misericórdia: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Provérbios 28.13), e que os que são nascidos de Deus não vivem na prática do pecado: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado…” ( 1 João 5.18ª), esse deve ser o estilo de vida do cristão.

Embora sejamos salvos e tenhamos uma nova vida em Cristo Jesus, isso não nos impede de pecar em algum momento, pois ainda temos habitando em nós a velha natureza adâmica. Como citado acima, o fato de estamos sujeitos a pecar não pode fazer de nós pessoas que vivem na prática deliberada do pecado. O salmista Davi afirmou: “Se eu acalentasse o pecado em meu coração, o Senhor não me ouviria…” (Salmos 66.18), certamente Davi não quis dizer que ele era um homem sem pecado ou que nunca mais pecaria, mas que era alguém que confessava suas culpas diante de Deus.

O salmo de Davi sugere que uma outra razão que devemos nos atentar em relação as nossas orações é se estamos tratando com leviandade os nossos pecados. Se planejamos, se acalentamos, se temos um estilo de vida regado a iniquidade. Não podemos viver uma vida pecaminosa e soberba e esperar o melhor de Deus, pois é certo que um coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza: “… um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmos 51.17).

7° – Não priorizamos o Reino de Deus

“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33

Nossas orações, na maior parte do tempo, são voltadas para o mundo terreno. Esquecemo-nos de que nessa vida, tudo é passageiro. Tudo o que pedimos para esta vida será usufruído apenas aqui.

A bíblia nos diz em Eclesiastes capítulo 1, verso 2 que tudo é vaidade. Apesar de desejarmos coisas boas, quando chegar o nosso fim, tudo ficará aqui e seguiremos para as mansões celestiais. Devemos pois, colocar no lugar mais elevado, cumprir a vontade de Deus aqui na terra, cumprir o ide, buscar o Reino dEle. Ter bens e posses é bom, mas a Palavra diz: — Não acumulem  tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;  mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. (Mateus 6:1920). Se o nosso coração estiver voltado para os tesouros dessa terra, somos os mais miseráveis.

Que possamos estar com o coração ligado as coisas celestes e não as coisas terrenas, pois somente assim nossas orações serão atendidas. Certos estamos que tudo que pedirmos ao Pai sempre teremos uma resposta e Ele nos atenderá se pedirmos de acordo com sua vontade.

 

 

Por Lucas Vicente e Edson Ciso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.