O CAMINHO DE VOLTA
O caminho de volta
Deus em sua infinidade bondade e misericórdia nos preparou caminhos de paz e esperança. Ele deixa isso claro nas palavras do profeta Jeremias: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança” (Jr 29:11).
Todavia para podermos gozar dos planos do Senhor precisamos estar no centro de sua vontade: “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra” (Ex 19:5).
Embora receba todo o bem da parte de Deus e de ser sua possessão pessoal os que creem no seu nome volta e meia se veem em situações difíceis, muitas vezes por conta de escolhas ruins. Desta forma acabam deixando de experimentar o melhor de Deus para suas vidas.
Nem todo sofrimento humano tem uma causa específica, ou pelo menos que possamos mensurar, nem sempre é fruto de uma escolha mal feita ou consequência de um pecado. Podemos ver isso claramente na vida do íntegro Jó. Mas muitos são os casos, inclusive bíblicos, em que o sofrimento são frutos da desobediência e rebeldia do povo. Nestes casos, a grande questão é qual o caminho que nos leva de volta ao lugar dos bons planos de Deus para nós.
A graça de Deus é tão abundante na vida do seu povo que ele mesmo nos define o caminho: “…e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” ( 2 Cr 7:14).
O caminho de volta passa pela humildade, pela oração, pela busca da face do Senhor e por se desviar do mal caminho. Humildade leva ao arrependimento, oração a dependência de Deus, a busca da face leva a fazer a vontade de Deus, e, consequentemente ao desvio do caminho mal.
Somos o povo de Deus, somos aqueles que o chama pelo nome. Mas mesmo assim, volta e meia nos desviamos dos bons caminhos que Ele preparou para nós. Assim, sempre que necessário, precisamos ser aqueles que praticam 2 Cônicas 7:14. Que esse seja, nosso estilo de vida.
Por Edson Ciso