AmizadeTodosvida

AMIZADE E SUPERAÇÃO

Amizade e superação

 

Na vida temos amigos e Amigos. Alguns deles são mais chegados que irmãos, sobre estes segue uma reflexão.

Quem são os amigos que podem, com liberdade, nos interpelar e dizer: ” Você não pode continuar vivendo como tem vivido?” Ou “… continuar fazendo o que tens feito?”. Ou ninguém pode?

Para qual dos seus amigos você pode desnudar a alma? E qual deles tem liberdade para dizer: “Não é bom você continuar mantendo este tipo de pensamento?”

Alias, você continuaria tendo todos os amigos que tem se eles te conhecessem? Se eles te conhecessem de perto, se te conhecessem por dentro? Mas a questão principal  sobre esse tipo de amigo  é: é razoável que alguém nos conheça tão profundamente assim?

Se a maioria das respostas for não, o que isso quer dizer? O que isso realmente quer dizer? Se os amigos que tenho me conhecessem de perto, se ao me conhecer por dentro deixassem de ser meus amigos, o problema estaria neles ou em mim?

Se existe algo sombrio em minha vida que um bom amigo não pode saber sob risco dele ir embora e nunca mais voltar, talvez eu precise mudar, concorda? Por outro lado, se existe algo em minha vida que eu precise ocultar de meu bom amigo sob risco dele ir embora e nunca mais voltar, talvez eu precise trocar de amigo, concorda? Todavia, poderíamos nos perguntar se o que é sombrio para alguém pode lá não ser sombrio para outro, isso também é passível de ser verdade, concorda?

Mas, no geral, tendemos a nos aproximar das pessoas que temos certas afinidades o que em alguns aspectos nos faz parecidos com eles. Dificilmente manteríamos amizade com pessoas cujo caráter diverge em pontos cruciais do nosso, por exemplo.

Assim, chego a conclusão que o que da minha vida eu preciso ocultar dos meus bons amigos sob risco de eu os perder, sejam coisas ou comportamentos, ou até mesmo padrões de pensamentos eu preciso abandonar. E por certo, algumas dessas coisas jamais terei força para superar sozinho, e são justamente os bons amigos que me tomarão pela mão e me ajudarão nessa caminhada.

Desta conclusão resta a questão de saber que tipo de amigos eu tenho e que tipo de amigo eu mesmo sou. Bem como que tipo de pessoa eu sou e que tipo de pessoa eu quero ser.

Alguns amigos podem ser  instrumentos de Deus para nos fazer andar em lugar seguro e nos tornarem pessoas melhores. E talvez jamais o seríamos se não os tivéssemos em nossas vidas. Por isso aos bons amigos desnudamos a alma. Para nosso bem!

 

Por Edson Ciso

2 comentários sobre “AMIZADE E SUPERAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.