BíbliaTodosvida

TATUAGEM

 

TATUAGEM

 

De uns anos para cá tem sido cada vez mais comum ver pessoas fazendo tatuagens; homens e mulheres, pobres e ricos, pessoas de idades variadas têm adotado a prática.

Um comportamento que há alguns anos não era tão comum, e até mesmo não aceito por parte da sociedade, hoje virou um estilo de vida para alguns.

Apesar de ter se tornado algo do dia a dia ver pessoas expondo suas tatuagens por todos os lugares, alguns grupos de pessoas ainda têm certa dificuldade com elas, entre esses grupos os evangélicos.

A grande questão para os cristãos evangélicos sobre tatuagem é: crente pode fazer tatuagem ou é pecado? Para pensar melhor sobre essa pergunta, precisamos entender o que é e o que a bíblia diz sobre tatuagem.

 

O que é tatuagem?

 

Tatuagem é o processo de registrar sobre a pele, através de materiais algum tipo de pintura, figuras, desenhos etc. Considerado por muitos como arte, devido ao processo de como é feito, tem caráter permanente.

 

 

É pecado fazer tatuagem?

 

 

Teologicamente o conceito de pecado é bastante profundo. Mas, de maneira geral, podemos definir pecado como a quebra dos preceitos instituídos por Deus.

Não existe na bíblia, Palavra de Deus, nenhum texto com termo tatuagem especificamente. O texto que muitos usam para fazer referência sobre a questão é o texto de Levítico 19:28, que diz:

 

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.

 

A questão que segue para nós é: é razoável a luz desse texto dizer que tatuagem é pecado?

O contexto em que Moises está expondo as leis de Deus para o povo de Israel é bem específico, o mundo era um mundo cercado de “deuses” e cada um deles “exigia” seus ritos e sacrifícios.

O povo de Israel estava sendo um povo separado por Deus para ser sua possessão exclusiva: “…vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda terra seja minha” (Ex 19:5b), por isso Deus, através de Moises, faz ao povo uma série de recomendações.

A prática de ferir o corpo e fazer marcas pelos mortos era algo comum naquela época, a marca aqui não era algo estético ou artístico somente, era uma forma de culto ou celebração de alguns povos em relação aos seus deuses e aos mortos, Mas Deus é um Deus de vivos: “Ora ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem” (Lc 20:38).

Se comparamos o texto de Levítico 19:28 com o texto de Levítico 21:5, a ideia de se ferir, ou se marcar, em forma de prestação de culto torna-se ainda mais evidente.

 

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor – Lv 19:28

 

Os sacerdotes não raparão a cabeça, nem apararão as pontas da barba, nem farão cortes no corpo. Serão santos ao seu Deus… – Lv 21:5-6a

 

A inserção da figura do sacerdote no texto sugere ainda mais a ideia de que os pagãos usavam a prática como algo ritual, e que com o povo de Deus não deveria ser assim.

O que está claro no texto é que qualquer marca ritual a semelhança dos pagãos era extremamente reprovada por Deus. A ordem de Deus contra essa prática, parece querer mostrar que além de Deus querer ser adorado pelo seu povo como o único Deus verdadeiro que é, também não queria que o povo fosse confundido com os pagãos e nem imitasse suas práticas.

 

 

A relação entre tatuagem e Levítico 19:28

 

 

A razão que leva as pessoas a fazerem tatuagens hoje são distintas. Porém a proibição de Levítico 19 é bastante específica. É preciso muito cuidado ao ser categórico em dizer que fazer tatuagem é pecado usando o texto de Levítico.

Evidente que existem situações que a tatuagem pode estar claramente associada a uma condição pecaminosa, como tudo na vida. Por exemplo, comer é saudável, mas comer descontroladamente é pecado. Descansar faz bem, mas viver a vida descansando é pecado (preguiça), assim por diante.

Nossas motivações e a intenção do nosso coração tem grande peso em tudo que fazemos, principalmente em relação a quem recebe a glória final pelas nossas ações: “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória do Senhor” (1 Co 10:31).

 

 

Conclusão

 

 

A sociedade em que vivemos é extremamente volúvel, houve um tempo em que tatuagem era malvista pela sociedade, hoje é moda. Como tal é comum ver muitas pessoas exibindo suas tatuagens por aí, entre elas alguns cristãos.

Alguns afirmam que é pecado, mas para tal usam um único texto, fora contexto, para dar base as suas afirmações.

O grande problema da tatuagem, no entanto, parece ser o seu caráter permanente. Muitos consideram o ato de se fazer um coraçãozinho no pulso que nunca mais poderá ser apagado pecado. Mas se minha doce sobrinha de quatro anos desenhar de canetinha vermelha o mesmo coraçãozinho no meu pulso, será considerado por todos fofo e lindo.

O que está em jogo aqui não é o ato de se desenhar no corpo, mas o tempo que o desenho vai durar. Mas não é justamente por isso que se faz uma tatuagem, para não ser apagada?

Quando o casal escreve o nome um do outro em letras garrafais no peito, não é só que querem revelar o quanto estão apaixonados, mas também que desejam que esta paixão seja para sempre, assim como a tatuagem.

Tatuagens são marcas, são símbolos, são figuras, são desenhos, são artes. As artes significam a vida. E é aí que precisamos ter o máximo de cuidado.

As intenções, as motivações, as representações vão dizer onde mora o pecado. Porque o coração de quem tatua uma florzinha é diferente de quem tatua um palhaço (A interpretação usual para tatuagens com figuras de palhaço está associada ao homicídio).

 

Por Edson Ciso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:

 

Bíblia de Estudo NVI, Ed. Vida. São Paulo 2003;

Bíblia de Estudo Palavras Chaves Hebraico e Grego Ed. CPAD 4ª edição Rio de Janeiro 2011;

NICODEMUS, Augustus. Um cristão pode fazer tatuagem? https://youtu.be/T3g3yvM39bl – Acesso em: 25/07/2022

MOCELLIN, Rodrigo. Tatuagem é pecado. https://youtube/QxOTGkJrilA

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.