BíbliaLiderançaTodos

INTERCESSÃO, DONS E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Intercessão, dons e a edificação da igreja

 

É senso comum a ideia que as dificuldades e adversidades da vida nos aproximam mais de Deus. De fato, para muitos que se dizem piedosos, é no momento de dificuldade que evocam a Deus mais fervorosamente.

Mas parece que existem um grupo de pessoas separados por Deus que estão o tempo todo alerta, eles se mantêm em constante vigilância. São as atalaias de Deus. Esses sentem o despertar do Espírito para estarem sempre prontos e robustecidos na fé.

Os intercessores da igreja local são como atalaias. São como os que se colocam nas brechas das fendas “e busquei entre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim e a terra…” (Ez 22.30). São como os que se posicionam em postos de vigias e alertam o povo de Deus sobre potenciais perigos: “Sobre a minha torre de vigia me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei…” (Hb 2.1ª).

Esses homens e mulheres de Deus são os primeiros a entrar em guerra espiritual e os últimos a saírem dela. Quando ninguém ainda está orando por uma determinada causa eles já estão de joelhos, e no geral, eles que convocam o povo a batalha da intercessão. E quando todos já desistiram de orar, são eles que permanecem lá em seus postos de vigia, clamando e orando.

Nenhuma de nossas lutas são banais e meramente humanas, todas elas têm em si o potencial de nos afastar de Deus. Quando nós expandimos isso para a igreja local isso é ainda mais contundente. E as lutas de nosso tempo me deixam a impressão de que precisamos rogar a Deus por mais pessoas de oração e levar a igreja orar mais.

Sinto que os intercessores, que por estarem sempre em vigilância, percebem as coisas primeiro, precisam batalhar na terra para que os céus sejam abertos e algumas manifestações de Deus sejam mais fluentes entre nós. É um tempo de militarmos ainda mais na dependência do Espírito e na operação dos sons espirituais.

Nos dias do fim a atuação do espírito do anticristo será cada vez mais forte e muitos anticristo já têm surgido “…já muitos anticristos se têm levantado, por onde conhecemos que é a última hora” (1Jo 2.18b). Assim, julgo que um dos trabalhos dos intercessores hoje é clamar por discernimento de espírito.

Existem muitas pessoas dentro dos quadros da igreja local hoje, que claramente estão a serviço do mal. São eles que se tornam uma barreira para o avanço e crescimento da igreja, contra a unção e muitas vezes que contribuem para que essa seja motivo de vergonha, escândalo e de ensinos que levam ao abandona das sãs doutrinas.

Eles também têm sido usados para adoecer a igreja. Temos vistos cada vez mais igrejas capengas, raquíticas, desnutridas, sem crescimento natural. E de igual forma com membros cada vez mais padecendo de diferentes tipos de doenças, principalmente os da alma. Precisamos orar pela manifestação dos dons de cura entre nós.

São eles que de igual forma têm deixado brechas: “nem deis lugar ao diabo” (Ef 4.27), onde o inimigo tem encontrado pontos de apoio para desferir seus ardis ataques contra a igreja local e contra muitos fiéis. Precisamos orar para a manifestação da palavra de conhecimento. Algumas coisas que estão ocultas que têm minado a congregação e sido um ponto de apoio para ação diabólica precisam ser reveladas. Precisamos rogar a Deus para que seja revelado o que tem impedido a igreja avançar.

Precisamos também rogar a Deus pelo dom de sabedoria. São dias difíceis e eles requerem de nós sabedoria e discernimento. Precisamos de sabedoria no trato com os de dentro, igreja local, e os de fora, para que tudo que fizermos redunde em glória e honra a Deus.

Diante de tudo isso, fica claro que precisamos mais e mais nos voltar para os recursos dados por Deus. É Deus quem edifica a sua igreja e é ele quem prover o poder que faz sua Igreja permanecer forte frente as investidas infernais e avançar. Operar na dependência do poder do Espírito Santo e nas manifestações dos dons espirituais e primordial para este tempo.

“pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas…” (Ef 6.12)

 

Por Edson Ciso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.