Amigo ou Cúmplice
Na vida precisamos de amigos não de cúmplices. Muitas vezes buscamos aliados seja lá para o que for. Poucas pessoas sabem distinguir a sutil diferença entre ajuda e apoio. Não devemos na vida ter apoio para tudo que empreendermos fazer, mas sempre e em todas as situações precisaremos de ajuda. Nem que seja para nos colocar freios quando necessário.
Na vida precisamos de amigos não de subordinados. Precisamos de companheiros que estabeleçam conosco uma relação de reciprocidade e equivalência, não de subserviência; de uma relação passiva.
Na vida precisamos de amigos não de chefes. De igual modo, na vida, precisamos de amigos que nos reconheçam como seus iguais e não que exerçam sobre nós uma dominação eletiva.
Na vida precisamos de amigos para podermos desnudar a alma. Revelar-se ao outro como nossa alma realmente é, é muito perigoso, mas também é um processo terapêutico e muitas vezes curativo. Ter alguém com quem podemos nos relacionar sem máscaras e sem julgamentos é arrebatador.
Na vida precisamos de amigos para rir e para chorar. Não é só nas horas felizes e divertidas que gostamos de companhia, nas horas de angústia e de tristeza também é bom saber que tem alguém ao nosso lado.
Na vida precisamos de amigos, pois na vida precisamos de amor!
Todos precisamos ter amigos, não precisa ser muitos, basta serem sinceros.
Por Edson Ciso
Imagem de Capa: Freepik