Todosvida

RESPONSABILIDADE HUMANA

Responsabilidade humana

Deus é soberano, ponto. Não existe limite algum para seu poder. Não há na criação coisa alguma que possa colocar barreiras para aquilo que Ele intenta fazer.

Todavia, o homem é responsável. É difícil, no entanto, discernir as fronteiras entre a responsabilidade humana e a soberania de Deus, mas é certo que as duas coisas andam juntas.

Em dias temerosos como os que estamos vivendo por conta da ameaça mundial do corona vírus, essas questões são sempre colocadas em evidência. O que de fato significa confiar em Deus e ter fé diante de uma ameaça tão iminente a vida de milhões de pessoas no mundo todo?

Para muitos cristãos é falta de fé seguir muitas das medidas de controle tomadas pelas autoridades para evitar uma maior disseminação do vírus. Julgam que Deus é poderoso para preservar os seus e aniquilar o poder do vírus. Para outros cristãos Deus é poderoso para preservar os seus e aniquilar o poder do vírus, mas isso não exclui a participação humana quanto aos devidos cuidados a serem tomados quanto a exposição ao mesmo.

Por princípio, podemos fazer uma analogia com a questão do salmista no salmo 127:1b: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Podemos ver claramente que quem guarda a cidade é Deus. Ele é soberano e protege a cidade com o seu poder. Porém, a sentinela não deixa seu posto por saber que Deus é quem guarda a cidade. Talvez, a própria sentinela seja um dos instrumentos usados por Deus para guardar a cidade. Isso sugere que de alguma forma precisamos ser instrumentos de Deus na obra que ele mesmo realiza.

Em tempos de crise, alguns cristãos são dotados de uma fé extraordinária para exercer o dom que Deus os deu. Cada um deve operar na medida da fé que recebeu (Rm 12,3), Outros nem tanto, mas isso não implica dizer que não têm fé e não confiam no Deus soberano. Apenas manifestam de uma forma distinta.

Em qualquer caso, cientes do poder de Deus e da responsabilidade humana diante das adversidades da vida, precisamos agir com sabedoria quanto ao que nos cabe como seres responsáveis e na dependência de Deus. Tanto de um modo ou de outro é Deus que opera tudo em todos. Que esses dias nos levem tomar os devidos cuidados que são pertinentes a nós, mas também nos levem a dobrar os joelhos diante deste Deus poderosamente soberano para fazer infinitamente mais além do que pedimos ou pensamos.

Que Deus tenha misericórdia de nós, que estenda sua mão graciosa sobre seu povo e sobre toda a humanidade. Amem!

 

Por Edson Ciso

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.