FUNDAMENTAIS
Fundamentais
Em outro lugar alguém disse que conhecidos são muitos, amigos são poucos e amigos espirituais são fundamentais. É verdade, amigos espirituais são fundamentais.
Pensando aqui sobre amigos espirituais, não estou simplesmente falando de pessoas religiosas. Definitivamente não! Estou pensando em gente que para além da religião nos aproximam de Deus. E ainda assim, em gente que nos estimula a viver aquilo que Deus pensa sobre nós, não o que elas pensam de Deus. São coisas diferentes.
É nesse sentido que amigos espirituais são raros. Mas são belos, necessários e fundamentais. Procuro sempre olhar meu círculo de amizades e ver quais são meus amigos espirituais. Também procuro ver para quais tenho sido amigo assim.
Entenda, que isso é muito mais do que ter alguém com quem se possa contar. É ter alguém para quem possa se revelar. É poder tirar o véu que cobre o coração. É tirar o invólucro da alma. É se desnudar. Certo que isso é perigoso, para muitos impossível, mas quando não temos amigos espirituais deixamos de viver experiências transformadoras. Até Deus teve amigos (Is 41.8).
Não é simples, não é fácil e pode ser imprevisível. Mas poder compartilhar toda a verdade de quem realmente somos na certeza que ainda assim seremos alvo do amor do outro a ponto de dia a dia nos tornamos pessoas melhores é enriquecedor. Por isso volto a concordar, amigos espirituais são fundamentais.
Por Edson Ciso