BíbliaTodos

Pedro e as igrejas

 

 

No Evangelho segundo escreveu Mateus, no capítulo 14 a partir do versículo 22, vai nos mostrar que Jesus andou sobre as águas e Pedro foi ao encontro dele.

A parte principal deste texto é o fato de Pedro ter ido ao encontro de Jesus que caminhava sobre as águas e a relação desta passagem com as duas igrejas do apocalipse (Laodicéia e Filadélfia)

“Então Pedro disse: — Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas. Jesus disse:  — Venha! E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus.” Mateus 14:28-29

Uma vez ouvi a seguinte frase: “Pedro afundou nas águas, mas foi o único disposto a sair do barco.” Tal frase me marcou de tal maneira, que a carrego guardada em meu coração. Apesar de ter afundado de medo, de pavor, Pedro se arriscou a sair da sua zona de conforto, mais do que imediatamente ele foi ao encontro de Jesus e apesar de ter sido chamado de homem de pequena fé, saiu do barco, diferente dos demais discípulos que ficaram só de longe olhando. Até aí, tudo bem. Mas qual a relação com as duas igrejas do apocalipse?

No livro das Revelações, capítulo 3 a partir do verso 7 veremos duas igrejas totalmente diferentes, Filadélfia e Laodicéia. Elas recebem uma palavra de repreensão e ânimo, no findar dos dias elas receberiam galardão de Deus.

“Conheço as obras que você realiza. Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.” (Ap. 3:8)

“Conheço as obras que você realiza,  que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente!  Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” (Ap. 3:15-16)

Filadélfia era uma igreja pequena, com pouca força, mas totalmente dedicada a Deus, dedicada a obra de Deus. Apesar de suas limitações, ela se mantinha fiel ao Senhor e Deus reconhecia estes atributos. Laodicéia era uma igreja grande, que se considerava rica, uma igreja que se considerava acima das demais. Só que Deus a adverte, dizendo que esta não é quente e nem fria, é uma igreja morna, uma igreja estagnada, uma igreja que vivia apenas de aparência (Mateus 23:27).

Vemos uma igreja acomodada – Laodicéia e uma igreja operante – Filadélfia. Agora relacionando isso com a passagem de Mateus 14:28-29, a igreja de Filadélfia representa Pedro, que saiu da sua zona de conforto para ir ao encontro do mestre, uma igreja que apesar do seu tamanho trabalhava para o crescimento do Reino de Deus. Os demais que ficaram no barco representam Laodicéia, uma igreja parada, uma igreja que não quer sair do seu conforto, uma igreja que aparenta estar segura quando na verdade não está.

Pedro, assim como a Igreja de Filadélfia, com inúmeras limitações não mediu esforços para ir ao encontro de Jesus e nós como parte integrante do Corpo de Cristo, devemos ter esse mesmo pensamento em nossos corações.

Devemos sair do nosso conforto, do nosso conformismo e trabalhar sem medidas para que o Reino dos Céus seja anunciado a toda criatura. Temos que pegar o exemplo de Pedro, o exemplo da igreja de Filadélfia.

E não podemos nos esquecer da igreja de Laodicéia e daqueles que ficam acomodados na zona de conforto. Devemos orar para que Deus venha abrir os olhos destes para que eles venham experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:2) e cumprir o ide do Senhor.

 

Minha oração é que o Pai encha abundantemente nossos corações para fazermos a obra dele sem olhar para trás e sem pensar em parar.

 

Por Lucas Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.