BíbliaTodos

Uma “contradição” harmoniosa

Eu me encontrava no templo, em uma leitura coletiva do Salmo 37 que estava bem tranquila.

“Estava”, porque quando cheguei nos versículos 4 e 5 não consegui mais prestar atenção em nada.

Sabe quando algo prende tanto a sua atenção que o mundo em volta parece sumir?

Pois é, foi isso mesmo que aconteceu. Veja você mesmo o que diz o texto:

Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (Salmo 37.4, 5)

O contexto

Esse capítulo demonstra uma perturbação do salmista em relação a prosperidade dos ímpios. Eles eram perversos, realizavam injustiças, praticavam o mal, mas mesmo assim possuíam riqueza e poder, ou seja, no popular, “só se davam bem”.

Apesar desse incomodo do salmista, ao mesmo tempo ele reconhece que o dia em que os ímpios receberão retribuição por todo mal que fizeram chegará. E que os justos “para sempre serão protegidos”.

Ok, até aí tudo bem! Entendido isso, vamos em frente.

Os desejos do coração e a ação divina

O versículo 4 diz que quando nos deleitamos em Deus ele realiza os desejos que temos no coração, na vida.

Já o versículo 5 diz que é para entregarmos nosso caminho (vida) nas mãos de Deus que então ele vai agir. O que nos dá a entender que ele vai agir sim, mas conforme os desejos dele.

“Ué, Deus vai realizar os desejos do meu coração ou vai realizar os desejos do coração dele?”. Uma coisa parece invalidar a outra. E se lermos apenas um desses versículos soltos ou se não refletirmos no texto podemos ficar com o entendimento errado do que ele realmente diz.

Banner central ATUALIZAÇÕES (está gostando do post)

Uma “contradição” harmoniosa

O que a uma primeira olhada aparenta ser uma contradição, na realidade se trata de uma perfeita integração. Pois quando nos deleitamos no Senhor, quando o Senhor é a grande alegria de nossa vida, os desejos dele se tornam também os desejos do nosso coração.

O salmista, por exemplo, deseja justiça e proteção por causa dos atos maléficos dos ímpios. E o desejo dele é totalmente condizente com o desejo do Senhor. O Senhor é Deus de justiça, ele salva, ajuda e livra do mal (v.39 e 40). Dessa forma, Deus agirá sim conforme a vontade do salmista, estando ela dentro da vontade divina.

Conclusão

O mesmo é válido para nós. Quanto mais nos aproximamos de Deus, quanto mais mergulhamos na sua Palavra e a guardamos em nosso coração, mais nossos desejos serão moldados de acordo com os desejos de Deus. Assim, entregamos nossa vida nas mãos dele e ficamos tranquilos enquanto ele age, pois ele fará o que for necessário e o que for melhor para nós.

Por Valéria Andrade

Banner central ATUALIZAÇÕES (dentro do post)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.